sábado, 28 de março de 2009

Parceria para aprimoramento de algodão

Publicada em 06-03-09 às 09h05



Acordo pretende trazer melhorias fundamentais ao cultivo e desenvolvimento de variedades de algodão
Monheim (Alemanha)/Ithaka (EUA) – A Bayer CropScience e a Nature Source Genetics fecharam um acordo exclusivo de colaboração, com duração de cinco anos, envolvendo o pré-cultivo e o melhoramento do germoplasma de algodão. O objetivo da parceria é identificar e incorporar genes de interesse, anteriormente inacessíveis, para criar variedades de algodão substancialmente melhoradas por meio de tecnologias inovadoras. As condições financeiras do acordo não foram divulgadas.
A parceria consiste em aliar a experiência em cultivo do algodão dos técnicos e biólogos moleculares da Bayer CropScience ao conhecimento técnico da Nature Source Genetics, que usarão a nova plataforma bio-analítica patenteada para identificar e utilizar todo o promissor material genético.
Atualmente, os técnicos em cultivo de algodão estão restritos a utilizar apenas uma pequena parcela da diversidade genética do gene de algodão para desenvolver variedades melhoradas. Identificar material genético útil em variedades selvagens e já conhecidas do algodão e incorporá-lo aos melhores programas de cultivo é uma tarefa difícil. Este acordo, no entanto, proporcionará aos pesquisadores da Bayer CropScience a oportunidade de identificar genes de alto valor em material genético ainda inédito e, mais importante, a oportunidade de desenvolver métodos para incorporar estes novos genes ao germoplasma comercial. Espera-se aumentar significativamente a diversidade genética que os produtores poderão incorporar a seus programas, minimizando as dificuldades que antes tornavam impossível o acesso a este germoplasma inédito.
Inicialmente, a Bayer CropScience concentrará seus esforços nas áreas de melhoria de rendimento, resistência ao estresse biótico e abiótico e qualidade das fibras. No entanto, conforme o programa for ampliado, outras características genéticas serão agregadas.
"A parceria entre a Bayer CropScience e a Nature Source Genetics eleva o cultivo do algodão a um patamar totalmente novo e marca uma significativa expansão estratégica dos nossos programas de cultivo de algodão", explica Mike Gilbert, gerente geral de algodão da Bayer CropScience. "Há muito tempo estamos comprometidos em oferecer aos produtores de algodão variedades com alto desempenho e de alta qualidade, assim como tecnologias de ponta. Com esta parceria, passamos agora a ter acesso a fontes inéditas e valiosíssimas de diversidade genética de algodão, que podemos incorporar ao nosso já sólido programa de cultivo, ampliando e melhorando ainda mais os produtos que oferecemos aos agricultores no mundo inteiro".
"Estamos muito satisfeitos com este acordo firmado com a Bayer CropScience. A Nature Source Genetics traz para esta parceria uma experiência única e descobertas patenteadas que foram desenvolvidas por meio de sua plataforma bio-analítica, unindo diversas competências que vão desde a ciência da vida à da computação. Estas competências agilizarão significativamente a identificação e incorporação de variante genética inédita e útil ao cultivo de algodão da Bayer CropScience para o desenvolvimento de variedades comerciais melhoradas," afirma o Professor Steven D. TANKSLEY, CEO e Diretor Científico da Nature Source Genetics.



Fonte: Jornal Nova Fronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário